sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Olá ...
Como disse ontem que iria postar sobre uma profissão, irei falar um pouco sobre a:

Engenharia de produção.(bacharelado)
É a parde da engenharia que gerência os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa.
.
O curso enfoca as disciplinas básicas de engenharia, com bastante cálculo, como matemática, física, química e informática, depois entram as matérias específicas de produção, como gestão de investimentos, organização do trabalho e economia e estratégia de empresas. Nos últimos anos, acrescentam-se as de sociais aplicadas, como administração e economia, e, na etapa final, o aluno começa o estudo específico da habilitação escolhida. Para se diplomar é preciso fazer estágio e apresentar uma monografia. Fique de olho: Várias escolas oferecem o curso voltado para alguma habilitação específica, como mecânica, civil e agroindustrial, a sua duração média é de cinco anos.


E o mercado de trabalho? Bom, como a economia está aquecida há uma tendência de crescimento para os próximos anos, e como o perfil do engenheiro de produção que se encaixa em diversos setores a chance de existir emprego são muito boas. Esse profissional é solicitado para atuar na gestão de diversos processos produtivos, como uma lanchonete, uma empresa de transporte, um hospital, onde faz toda a coordenação da produção e também área de logística que está crescendo e demandando muitos engenheiros de produção para instalar e gerenciar as operações; os bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito procuram o formado para atuar na gestão de carteiras e análise de investimentos;nos hospitais ele cria estratégias para agilizar os processos de atendimento aos pacientes e melhorar o funcionamento da empresa, porém, maioria das vagas concentra-se no Sudeste, mais precisamente em São Paulo, e no Sul e com o grande numerode  instalação de indústrias no Ceará e na Paraíba tem atraído muitos profissionais, o salário inicial é de mas ou menos R$ 3.060,00 (6 horas diárias).


Você pode trabalhar em ...
  1. Desenvolvimento organizacional: analisar e definir a estrutura da empresa de acordo com o mercado.
  2. Economia empresarial: gerenciar a vida financeira de uma empresa, definir a aplicação de recursos, lidar com custos, prazos, juros e previsão de vendas.
  3. Engenharia do trabalho: administrar a mão de obra, para a produção de bens ou a prestação de serviços; avaliar custos, prazos e instalações para possibilitar a execução do trabalho.
  4. Planejamento e controle: implantar e administrar processos de produção, da seleção de matérias-primas à saída do produto; estabelecer padrões de qualidade e fiscalizar seu cumprimento; gerenciar operações logísticas, como armazenagem e distribuição.
  5. Produção agroindustrial: atuar nos vários setores da agroindústria (produção agrícola, processamento industrial, comercialização e distribuição de produtos).
Bom isso é um pouco sobre a engenharia de produção espero que tenham gostado e eu tenha ajudado vocês a saberam um pouco sobre ela.
Beijinhos!

Nenhum comentário: